Undokai 2023 – Santos

DATA: 01/05/2023
LOCAL: SESI – Dr. Paulo de Castro Correia
Av. Nossa Senhora de Fátima, 366 – Chico de Paula, Santos – SP
Entrada Gratuita

SOBRE O UNDOKAI

Undokai é uma festividade com origem na tradição da Marinha Inglesa que foi incorporada à sociedade japonesa durante a época da expansão do império japonês na Ásia. O objetivo era fortalecer o sentimento de coletividade entre as fileiras militares e esse tipo de evento passou a ser realizado nas escolas japonesas de todo o país.

A tradição chegou ao Brasil via os imigrantes japoneses que o país passou a receber conforme os políticas migratórias assinadas entre Brasil e Japão. Os relatos de japoneses apontam que a tradição vem sendo feita desde a chegada do Kasato Maru, apesar dos registros apontarem o ano de 1951 como início das fetividades em solo brasileiro.

Através das associações denominadas Nihonjin-kai (associações de japoneses), desenvolveram atividades para confraternização para o desenvolvimento da comunidade, isto através de Associações Culturais Nipo-brasileira. Essas associações cumprem um objetivo de atingir um desenvolvimento do núcleo através de eventos de confraternização.

Ao tratarmos sobre assuntos sobre a imigração japonesa no Brasil e a identidade cultural desse grupo, é relevante apontar que as associações e as cooperativas tiveram e têm papel essencial para a afirmação identitária, pois, conforme Cardoso (1972) ao estudar os imigrantes no estado de São Paulo, essas organizações nascidas principalmente dentro das colônias rurais mantinham uma “relação de aldeia” e eram responsáveis pela unificação dos grupos domésticos. Suas funções são econômicas, religiosas, educacionais e recreativas, reunindo jovens, adultos e idosos, homens e mulheres, sendo a participação “compulsória” e definida pela unidade familiar.

As festividades criadas pela comunidade nipo brasileira estão diretamente ligadas à memória e à identidade comum dos imigrantes e seus descendentes. A promoção, inclusive, de aulas de língua japonesa para qualquer interessado, independente do município em que vive ou idade, além de auxiliar em processos de intercâmbio entre Brasil e Japão permitem a formação de uma cultura nacional brasileira que preserva as suas tradições ancestrais trazidas do Japão.

Apresentação de Taiko no aniversário de 65 anos da Associação Japonesa em Santos


A tradição do Undokai coincidia com as atividades realizadas em comemoração ao aniversário do imperador Taisho (1912-1926), que era comemorado em 31 de outubro, apesar do governante ter nascido em agosto. O motivo da troca é que em outubro o clima é mais ameno no hemisfério norte e o calor não atrapalharia as atividades esportivas. No Brasil o evento é realizado no mês de maio, também para evitar os dias quentes do verão. Além de que os japoneses já realizavam o Undokai nas embarcações.

O Undokai é uma atividade praticada entre as comunidades de japoneses e de descendentes, mantendo a cultura e promovendo a interação. Através do evento , os elementos culturais são mantidos como a decoração com bandeirinhas penduradas em barbantes e a similaridade entre as atividades praticadas.

Undokai': Behind the scenes of a Japanese primary school sport day - Japan Today

Celebração Undokai em escolas no Japão

É costume do evento de decorar o espaço com bandeirinhas e flores de papel, principalmente com o crisântemo, que é o símbolo da família imperial. Os alimentos e bebidas consumidos no evento, no Japão, costumavam ser trazidos pelos participantes, sendo, normalmente, pratos típicos da culinária japonesa. Ao final da festividade havia a premiação dos vencedores e, também, dos demais participantes, que poderiam receber cadernos e outros materiais escolares, toalhas, sabonetes, alimentos, entre outros.

O Undokai em Santos

Em Santos, o evento começou a ser comemorado junto ao surgimento da Associação Japonesa de Santos, ainda em 1951, sendo organizado e divulgado pelos membros ativos da época.

Esse ano estamos na 70° Edição do Undokai da Associação Japonesa de Santos. Venha participar com a gente.

PROGRAMAÇÃO
Início às 09h00
Radio Taisô

INTERVALO (12h00 às 13h30) – Apresentações Culturais e Artes Marciais Taikô – Kenjutsu – Karatê – Escola AJS – Bon Odori

LOCALIZAÇÃO

Centro de Atividades Dr. Paulo de Castro Correia | SESI Santos
(13) 3209-8210


https://maps.app.goo.gl/SqPds5BJbZpjHnbo8

Para mais informações sobre undokai no Brasil: UNDOKAI E SHINNENKAI: MANIFESTAÇÕES CULTURAIS JAPONESAS EM UMA LOCALIDADE GERMÂNICA (IVOTI/RS)
Link: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/7098

Patrocinadores:

Apoio Institucional: