Seinenbu

Seinenbu - 青年部

Departamento de Jovens.


Criado em 2013, o Seinenbu da Associação Japonesa de Santos é um grupo formado por jovens interessados pela divulgação da cultura japonesa. Não é necessário ser nikkei (descendente) para participar das atividades e reuniões.

O objetivo maior do grupo segue o estatuto social da Associação Japonesa de Santos: promover a cultura japonesa, a integração e a amizade entre o Brasil e o Japão, e o ensino da língua japonesa. Com base nisso, o Seinenbu coopera com os demais departamentos da Associação Japonesa de Santos na realização de eventos culturais e sociais, além de atividades de integração entre seus membros, alunos da Escola de Língua Japonesa e sócios da entidade.

Fundamental para o futuro da Associação Japonesa de Santos, o Seinenbu possui espaço aberto dentro das discussões da entidade, inclusive com a participação nas reuniões da Diretoria Executiva, e liberdade para realizar ações que possam contribuir para a sociabilização dos jovens interessados em aprender e divulgar a cultura japonesa.

A primeira atividade realizada pelo Departamento de Jovens foi a exibição pública do jogo de futebol entre Brasil e Japão, pela Copa das Confederações de 2013. O evento, que envolveu diversos departamentos, reuniu cerca de 60 pessoas no salão de eventos da entidade e foi destaque na imprensa regional.

Desde então, o Seinenbu reforça a equipe de voluntários dos eventos da Associação Japonesa de Santos, além de realizar sessões mensais de cinema na entidade, workshops, confraternizações e excursões para eventos de cultura japonesa em outras cidades.