Eventos

Shinnenkai 2015 da Associação Japonesa de Santos

 

Shinnenkai - 新年会

Comemoração do Ano Novo. Com muita comida e bebida.

Acontece na primeira Semana do Ano.

Undokai Santos 2017

 

Undokai - 運動会

Festival dos Esportes. Várias brincadeiras, apresentações, Gincanas e Premiações. Além de barraquinhas de comidas e produtos temáticos ou oriundos do Japão.


Acontece no dia 1° de Maio.

Homenagem no túmulo do intérprete Sakae Mine - Aniversário de 108 anos da Imigração Japonesa

Dia da Imigração - 日系の日

Em comemoração e lembrança aos imigrantes japoneses que vieram para o Brasil, é feito um percurso pelos seguintes pontos: Túmulo de Sakae Minie, Monólito com os nomes de todos as famílias que vieram embarcadas no Kasato Maru, navio que trouxe a primeira leva de imigrantes. Por fim, chegamos ao Emissário Submarino, onde se localiza o Monumento ao Imigrante Japonês, um monumento de uma família em trajes típicos da época apontando para o porto de Santos.

 

É realizado no dia 18 de junho.

Tanabata - Encerramento 1º semestre/2016 - Escola de Língua Japonesa da Associação Japonesa de Santos

Encerramento de Semestre/Concurso de Oratória - スピーチコンテスト

Confraternização entre professores e estudantes, com premiações para alunos que se destacaram, além da entrega de diplomas aos que passaram para o próximo semestre. Junto ao evento, é realizado o concurso de oratória, onde os alunos redigem e apresentam um texto em japonês, demonstrando seus conhecimentos e domínio na língua. 

 

É realizado no final de Junho.

Cerimônia do Dia Municipal da Luta pelo Desarmamento Nuclear 2016

Semana da Paz - 核廃絶啓蒙活動の日

Em homenagem e lembrança das vítimas da Bomba Atômica de Hiroshima e Nagasaki, a AJS promove todos os anos, na semana do dia 09 de agosto(Dia que a Bomba Atômica caiu em Nagasaki, cidade-irmã de Santos), uma promoção de eventos pela paz mundial e desarme nuclear dos países. O roteiro é tradicionalmente composto por apresentações com danças, exposições e o abraço simbólico pela paz que está sempre presente em todos os eventos. 

 

É realizado comumente no dia 09 de agosto, mas em função de fatores externos, em alguns anos é realizado em dias posteriores. 

Keirokai 2016 - Homenagem aos Idosos

 

Keirokai- 敬老会

Festividade em comemoração aos idosos que nos ajudam transmitindo seu conhecimento e experiência de vida. No Brasil, ele é feito em homenagem aos imigrantes e descendentes japoneses que permaneceram em meio a nossa comunidade.


É realizado em torno do 15 de Setembro.



Bunkasai 2018 - Festival da Cultura Japonesa de Santos

Bunkasai - 文化祭

Festival da cultura presente nas escolas do Japão. Sua ideia é transmitir o nível educacional da escola, através do esforço e trabalho coletivo dos alunos que organizam algum tipo de apresentação temática. Aqui no Brasil, ele é feito pelas comunidades japonesas para apresentar a cultura japonesa.

 

 

É realizado comumente em novembro, geralmente na segunda semana.

Bonenkai 2014

Bonenkai - 忘年会

Confraternização de fim de ano, para reunir os amigos e familiares uma última vez antes do ano novo.



É realizado na última semana do ano.