Tomoichi Kobuchi foi o terceiro presidente da Associação Japonesa de Santos. Nasceu em 26 de agosto de 1894, em Kanokawa, Noomi-Che, Saeki-Gun, Hiroshima-Ken, Japão. Kobuchi chegou em Santos na terceira leva de imigrantes em 29 de abril de 1912, no navio Itsukushima Maru. Como a maioria dos imigrantes, inicialmente foi trabalhar na lavoura retornando a Santos seis meses depois, onde trabalhou como copeiro em casas de famílias brasileiras e, posteriormente, como fornecedor de navio japoneses.
Porém, Kobuchi se notabilizou em 1930, quando abriu o Hotel Mikasa, localizado na Rua Brás Cubas, conhecido na época como o “Hotel dos Japoneses”, por hospedar pessoas ilustres da colônia e do Japão. O estabelecimento também rendeu a Kobuchi o apelido de “pai dos imigrantes”. O imigrante casou-se em 1917 e teve quatro filhos.
Foi fundador e diretor da Sociedade Japonesa de Santos tendo exercido a presidência de 1962 a 1967. Em 1966, recebeu a Ordem do Tesouro Sagrado, 5º grau, concedido pelo imperador do Japão pelos relevantes serviços prestados à coletividade japonesa. Em 1968, recebeu o diploma de “Cidadão Santista”. Em dezembro de 1974, teve seu nome ligado a uma via pública. Tomoichi Kobuchi faleceu em 8 de janeiro de 1974.