Tanabata Matsuri: O Festival das Estrelas.

No dia 07 de julho é comemorado o Tanabata Matsuri, também conhecido como Festival das Estrelas.

Sobre a lenda:

A muito tempo atrás, próximo a Via Láctea, vivia a Princesa Orihime (織姫) a “Princesa Tecelã”.

Certo dia, seu pai Tentei (天帝) o “Senhor Celestial”, lhe apresentou um jovem rapaz, Kengyu (牽牛) o “Pastor do Gado” (também nomeado Hikoboshi), acreditando que eles faria um lindo casal.

Os dois se apaixonaram a primeira vista e a partir de então viviam apenas um para o outro, dessa forma foram deixando de lado suas tarefas e obrigações diárias.

O pai de Orihime ficou indignado com essa atitude e decidiu separar os dois, obrigando-os a morar em lados opostos da Via-Láctea.

A separação não foi nada fácil para Orihime, que chorava muito. Então seu pai, compadecido com a tristeza da filha, resolveu permitir que Orihime e Kengyu se encontrassem apenas uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, desde que cumprissem a missão de atender todos os pedidos vindos da Terra nesta data.

Na mitologia japonesa, Orihime é representa por Vega e Kengyu por Altair, estrelas situadas em lados opostos da galáxia, que realmente só são vistas juntas uma vez por ano.

Como é o festival?

Geralmente durante o Tanabata as ruas a praça são decoradas com grandes ramos de bambu que são ornamentados por enfeites de papel colorido que simbolizam as estrelas.

Os tanzaku (短冊), são pequenos pedaços de papel onde as pessoas colocam seus pedidos, e são pendurados nos bambus ornamentados.

E aí? Já realizou seu pedido hoje?