Shiguejiro Nakai (1952-1953/1956-1961)

Shiguejiro Nakai foi o primeiro presidente da Associação Japonesa. Nasceu em 1902, em Itsumo – Kushimoto – Wakayama, Japão. Terceiro filho, chegou ao Brasil em 1919, acompanhando o pai, Assakiti Nakai e a mãe, Yotsu. No início, trabalharam em uma fazenda de café, mas não se adaptaram, aportando em Santos, trabalhando no setor pesqueiro. Shuiguejiro Nakai casou-se com Shime Kawaguti, com quem teve sete filhos: Tazuko, Assae, Tusumi, Jorge, Jun, Elza e Ricardo.

Em 1930, naturalizou-se brasileiro para poder empreender e ter seu próprio negócio. Nove anos depois, passou a integrar a diretoria da Sociedade Japonesa de Santos. Iniciou atividades sociais promovendo a reativação do Undo-Kai e a organização informal da Sociedade Japonesa de Santos. Em 1952, através de sua liderança, idealizou a formação da Cooperativa Mista de Pesca Nipo-Brasiliera, que seria fundada em 1953.

Em 1958, como representante da Sociedade Japonesa de Santos, Shiguejiro recebeu o príncipe Mikasa, irmão do imperador, por ocasião das comemorações dos 50 anos da Imigração Japonesa. Na década de 70, tornou-se um dos maiores armadores de pesca de Santos. Em 1978, pelos relevantes serviços prestados ao Japão no Brasil, recebe a comenda Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata 6° Grau (Kun 6 tou Tankô Kyokujitsu-shô). Shiguejiro faleceu em 1989.