Sergio Norifumi Doi (2009-2012)

Nono presidente da história da Associação Japonesa de Santos, Sergio Norifumi Doi nasceu em 30 de setembro de 1952 em Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo. Integrante da terceira geração da comunidade nipo-brasileira, formou-se engenheiro de materiais formado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com mestrado em Engenharia Nuclear pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Sergio chegou a Santos na década de 1980 e trabalhou na antiga Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa) até sua aposentadoria. Desde 1987 é professor titular da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos. Seu envolvimento com a comunidade nipo-brasileira começou com o Undokai e com as comemorações de início de ano, quando a Associação Japonesa era formada basicamente pelos isseis – imigrantes que deram início à imigração no Brasil – e idosos.

Na gestão de Hiroshi Endo, de 2004 a 2008, Sergio colaborou como secretário da entidade, o que permitiu um maior envolvimento com as atividades e o cotidiano da Associação, que nesta época retomou o casarão após cessão do Governo Federal e estava em meio aos preparativos para o Centenário da Imigração Japonesa.

Casado e pai de três filhos, Sergio Norifumi Doi sucedeu Endo no comando da Associação Japonesa de Santos de 2009 a 2012. Neste período, realizou diversas melhorias da infraestrutura da sede e no que viria a se tornar a Escola de Língua Japonesa da entidade, que passou a contar com a colaboração de intercambistas voluntários da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão – Japan International Cooperation Agency).

Houve novidades também na área de comunicação e de difusão cultural. O Festival da Cultura Japonesa foi incorporado ao calendário da Associação após o Centenário da Imigração Japonesa, e se tornou o segundo maior evento da entidade. Após deixar a presidência, no início de 2013, permanece como membro efetivo do conselho deliberativo.

Confira seu depoimento para o Projeto Historia Nikkei na Baixada: