Sadao Nakai (2019-)

Décimo terceiro presidente da Associação Japonesa de Santos, Sadao Nakai nasceu em Santos, em 1961. Criado no bairro da Ponta da Praia, é o filho mais velho de Jun e Tuyako Nakai, neto de Shiguejiro e Shime Nakai, e Kazuma e Mari Sakaguti. É casado e tem dois filhos e uma neta.

Sadao desde cedo aprendeu as orientações de trabalho nas atividades familiares, seja nas barracas do Mercado Municipal de Santos ou na ajuda nos barracões de manutenção de pesca da família. Trabalhou no extinto centro informativo do Banco America do Sul, em São Paulo, quando estudava Comunicação Social na Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Atuou também como armador de pesca e no comércio de padaria, até ter sua eleição ao cargo de vereador em 2008, onde foi o primeiro nikkei a assumir a presidência da Câmara Municipal de Santos no biênio 2013/2014.

Seu envolvimento com a comunidade nipo-brasileira na cidade o levou à gerência do Clube Estrela de Ouro, em 1997. Em 2001 foi eleito presidente da mesma entidade, onde em 2008 teve a oportunidade e honra de ofertar um almoço à comitiva do futuro Imperador Naruhito.