Review: Kimetsu no Yaiba 鬼滅の刃 (きめつのやいば)

Mangá: Koyoharu Gotoge
Editora: Shueisha (Japão) Panini (Brasil)
Gênero: Shonnen
Volumes: 23
Light Novel: 1 volume / Escrita: Aya Yajima

Animação
Produção: Shueisha, Aniplex e Ufotable
Direção: Haruo Sotozaki
Roteiro: Haruo SotozakiMasashi TakeuchiTakashi SuharaToshiyuki ShiraiYoshiaki Kawajiri
Episódios: 26
Lançamento: 6 de abril de 2019

Review por Wagner Asao

Sinopse
Tanjiro Kamado é o filho mais velho de sua família e era o responsável por fazer as vendas no seu vilarejo para garantir a renda que sustentasse sua grande família que vive nas montanhas. Durante uma noite de inverno ele não consegue retornar para casa e se hospeda na casa de um vizinho por aconselhamento para ficar protegido contra os onis(demônios do folclore japonês) que vagam pelas florestas.

No dia seguinte, ao retornar para sua casa, ele descobre que toda a sua família foi atacada por um demônio e a única sobrevivente é Nezuko Kamado que foi transformada em um demônio também. Dessa forma Tanjiro decide buscar a cura da maldição de sua única irmã e passa a aprender as técnicas dos caçadores de demônios que são um grupo secreto que busca tentar defender os humanos.

A história se passa durante a Era Taishô do Japão (1912 – 1926), no Monte Kumotori, que ficou famoso passando a receber muitos visitantes devido ao sucesso do anime em 2019.

Filme
Em 2020, foi lançado o filme Kimetsu no Yaiba: Mugen Train que alcançou recordes de bilheteria nos cinemas do Japão e atualmente nos EUA também. O filme se tornou a maior bilheteria do Japão superando a Viagem de Chihiro (2001) e agora chega ao Ocidente com data de estreia no Brasil para dia 22 de Abril, segundo o site “O Vício”.

Curiosidades
O anime tem uma arte visual muito bem trabalhada e faz várias referências históricas sobre a história do Japão e sua cultura. A Era Taisho que não costuma ser tão abordada nas produções por ser um período curto de apenas 14 anos foi um momento da industrialização japonesa e início dos conflitos com vários países na região como a própria China.

Havia no Japão uma mudança cultural de um país feudal e agrário para uma nova realidade industrializada e imperialista que pôde ser vista  no anime com as cidades que recebiam iluminação elétrica, trens e outras tecnologias.

Kimetsu no Yaiba está disponível na plataforma do Crunchyroll legendado e dublado e também, atualmente em 2021, na plataforma Netflix com todos os episódios legendado.