Review: Aggretsuko アグレッシブ烈子

Direção: Rarecho
Estúdio: Fanworks
Gênero: Comédia
Plataforma: Netflix
Número de episódios: 100
Número de temporadas: 3
Transmissão no Japão: Tokyo Broadcasting System Television

Aggretsuko ou (Aggressive Retsuko) アグレッシブ烈子 é uma franquia de anime japonês de drama comédia e musical baseada na personagem homônimo criado por “Yeti” para a empresa de mascote Sanrio.
A personagem apareceu pela primeira vez em uma série de curtas de animação da Fanworks que foi ao ar na TBS Television entre abril de 2016 e março de 2018.

A história conta sobre a vida da raposa vermelha Retsuko enfrentando os problemas da sua nova fase adulta. O primeiro episódio já apresenta a protagonista comemorando seu primeiro emprego, em primeiro momento, para depois mostrar a sua vida após 5 anos de empresa. Após esse período Retsuko ao invés de feliz, na verdade,  está exausta da cansativa rotina corporativa, enfrentando dilemas da vida adulta, boletos e demais responsabilidades que consomem praticamente toda a sua energia e motivação.

Como lidar com isso ? Retsuko secretamente vai para um karaokê extravasar toda a sua frustração e ódio através de intensas letras de death metal, uma atividade que funciona como sua terapia para lidar com as questões que surgem em sua vida.
Apesar do aspecto fofinho do anime, ele traz pautas e temas da vida adulta e é ,em essência, a perfeita obra de escapismo trazendo aspectos positivos e negativos sobre o amadurecimento e autoconhecimento. 

A animação se encontra na terceira temporada e está disponibilizada na Netflix após seu lançamento mundial  em 2018 na plataforma de Streaming em parceria com o estúdio Fanworks.

Review por Wagner Asao