Domingo, dia 18 de outubro, às 11 horas, no Parque Roberto Mário Santini, ele estará lá novamente. Depois de alguns meses, o monumento do imigrante descansará, enfim, no mesmo lugar onde se encontra a “onda” de Tomie Ohtake. O prefeito João Paulo Tavares Papa, a Federação as Províncias do Japão no Brasil – KENREN –, e a Associação Japonesa de Santos farão a cerimônia de reinauguração do monumento. No mesmo dia, a partir das 12 horas, na Associação Japonesa (Rua Paraná, 129), acontece a 2º Festa da Cultura Japonesa de Santos.
O monumento ficará na entrada do Parque e a estátua continuará apontando para os prédios da orla santista. Inaugurada na praia do Boqueirão, em 21 de junho de 1998, a obra simboliza a saga de um povo em busca de vida próspera aqui no Brasil. O valor ao solo e à pátria são características culturais da nação nipônica e que também estão enraizadas em seus descendentes, desde a chegada do navio Kasato Maru.
Festival – O 2º Festival da Cultura Japonesa de Santos contará com apresentações artísticas (grupos de São Paulo e o tradicional Taiko, de São Vicente), artes marciais, Dança Japonesa (Hakujukai e Okinawa), oficinas culturais (Shodô, escrita japonesa e Origami, dobradura em papel), além de barracas de alimentação (comidas típicas da culinária japonesa – tempurá, sushi, yakissôba, manjú, pastel – e espetinho). O evento conta com apoio da Secretaria de Cultura de Santos.