Palestra sobre diversidade da CJB

“No dia 14 de março o Seinenbu da AJS foi convidado a participar do workshop online sobre diversidade e temáticas LGBTQ+ realizado pela Comissão de Jovens do Bunkyo, tendo como palestrante o Felipe Arante Cavalcante, membro da CJB e coordenador da equipe de acessibilidade do Festival do Japão, que também já ministrou treinamentos sobre conscientização e atendimento LGBTI+ para JHSP, Aizomê e organizações.
Felipe trouxe durante o workshop algumas conceitos básicos para se entender questões relacionadas à identidade de gênero e sexualidade, além de explicar o significado das letras em “LGBTI+”.
Em relação à identidade de gênero, Felipe explicou que este conceito diz sobre como as pessoas se identificam, sejam com o gênero feminino, masculino ou o gênero não-binário ou fluido, em que não-binárias são as pessoas que não se identificam com o gênero feminino e nem o masculino, já o gênero fluido são as pessoas que transitam entre os gêneros, quando não se identificam com uma única identidade de gênero. Com a apresentação dessas 2 últimas identidades de gênero, o palestrante também levanta a questão da linguagem neutra – que vem sendo bastante discutido na Internet – para que sejam incluídas palavras que concordem com o pronome neutro, que podem ser “elu/delu”, visto em relação aos pronomes “ela/dela” e “ele/dele”, que trazem essa distinção de gêneros. Assim, muitas palavras ao invés de terminarem com “a” ou “o” seria utilizado o “e”, como exemplo: “todes”, “obrigade”, “menines”, etc.
Felipe também trouxe de sua experiência como coordenador da equipe de acessibilidade do Festival do Japão que prestar atenção a esses detalhes fazem toda a diferença no atendimento para com os clientes e frequentadores dos eventos e com os membros da entidade, para que essas pessoas se sintam acolhidas, acolhidos e acolhides. A forma como nos portamos e recepcionamos as pessoas transforma a experiência delas no evento e dentro da entidade, além de ser um exercício de empatia, também é um jeito de demonstrar nosso respeito para com as outras pessoas em atos que são singelos de nossa parte mas que são grandes para quem ouve, pois muitos lugares acabam não tendo esse preparo e manejo.
O workshop foi muito bem organizado pela Comissão de Jovens do Bunkyo e bem apresentado pelo Felipe Cavalcante, aqui trazemos nossos agradecimentos a este grande parceiro que é a CJB! “

*Depoimento de Larissa Lumi, que participou da palestra como convidada, representando o Seinenbu da AJS.