A Associação Japonesa de Santos homenageou 11 membros com o título de “Sócio Benemérito”, em cerimônia realizada na sede da entidade no dia 6 de dezembro, durante a Confraternização de Fim de Ano (Bonenkai). Os associados foram elevados à essa categoria pelos relevantes serviços prestados à Associação.
Dentre os homenageados está Arata Kami, 92 anos, sétimo presidente da entidade e o mais antigo em vida. Ele presidiu a Associação Japonesa durante quase 25 anos, de 1979 a 2003, e foi um dos protagonistas para a retomada do casarão confiscado pelo governo brasileiro na época da Segunda Guerra Mundial e que hoje abriga a sede da entidade.
O ex-deputado federal Koyu Iha, autoridade política da comunidade nipo-brasileira da Baixada Santista que participou ativamente pela devolução da sede da entidade, também recebeu o título. Kazuei Hashimoto e Kenzo Ohashi, voluntários que até hoje participam ativamente da Associação Japonesa de Santos como parte da atual diretoria, também foram homenageados.
Dois associados, Fumio Tamashiro e Zenkichi Miyadaira, foram homenageados postumamente pelas suas contribuições na manutenção da entidade. Representantes da família receberam a placa de outorga do título. Shizue Yoshimura Okada, Yasuka Yamamoto, Tazuko Shiraki, Isaltina Uehara, Yaeko Omuro Susuki.