Olímpiadas de Tokyo 2021 começam dia 23 de julho com medidas restritivas

Nesta sexta-feira 23 de julho de 2021 ocorrerá a Cerimônia de Abertura das Olímpiadas em Tokyo às 8h (horário de Brasília) pela rede aberta da Rede Globo celebrando a 32ª edição do evento. A cerimônia será realizada sem a presença de público no estádio.

O evento ocorrerá nas cidades de Tokyo, onde será o principal estádio a receber competições olímpicas e paraolímpicas , a cidade de Chiba (sediará campeonatos de surfe, esgrima, taekwondo e luta olímpica), Kanagawa (beisebol/softbol, iatismo e futebol), Saitama (basquete, golfe e futebol), Fukushima (beisebol/softbol) e Hokkaido (futebol e atletismo). As províncias de Miyagi (futebol) e Shizuoka (ciclismo) Ibaraki (futebol) ainda mantém previsão de público (50% do total e limitado a residentes no Japão) durante competições.

Em menos de um ano o estádio principal das Olimpíadas de 2020 estará pronto  | Mundo-Nipo
Estádio das Olímpiadas e Paraolimpíadas de Tokyo

É a segunda vez que o Japão recebe os Jogos Olímpicos: a primeira foi em 1964, com 5.151 atletas de 93 países. Quem fez as honras foi Yoshinori Sakai, nascido em dia 6 de agosto de 1945, em Hiroshima – no mesmo dia que a bomba atômica devastou a cidade. Oficialmente a edição de 2020 foi adiada devido à pandemia e será realizada entre os dias 20 de julho e 8 de agosto de 2021.

A transmissão pela televisão aberta será transmitida pela Rede Globo diretamente dos estúdios da emissora por questões de segurança contra a pandemia da covid-19, portanto os repórteres não poderão estar presencialmente cobrindo o evento no Japão. Também será possível assistir o evento através do canal Bandsports e o canal de esportes da televisão à cabo Sportv que fará cobertura 24 horas por dia.

Haverá apenas quatro pessoas durante a realização da cerimônia que serão os porta-bandeiras Bruno Rezende (voleibol) e Ketleyn Quadros (judô), o chefe de Missão Tóquio 2020, Marco La Porta, e um oficial administrativo. De acordo com a Confederação Olímpica Brasileira, “a decisão foi tomada levando-se em consideração a segurança dos atletas brasileiros em cenário de pandemia, minimizando riscos de contaminação e contato próximo”.

O imperador Naruhito será o responsável por declarar a abertura das competições oficialmente, apesar de alguns jogos já tenham iniciado como a competição de futebol feminino.

A lista de comitês olímpicos participantes conta com o Time Olímpico de Refugiados, formado por pessoas que não podem competir pelo país de origem e por isso, defendem a bandeira do Comitê Olímpico Internacional (COI). O Comitê Olímpico Russo não poderá participar pois a Rússia está proibida de competir devido à punições por parte da Agência Mundial Antidopagem (WADA) e da Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Coreia do Norte não participará da edição dos jogos em Tokyo após anúncio da desistência por causa da pandemia da covid-19. Dessa forma, número de bandeiras representadas nas competições será de 203, um número menor do que na Rio 2016, que teve 205 países.

Para mais informações: https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2021-07/olimpiada-de-toquio-comeca-nesta-sexta-feira-23