Mobile Suit Gundam

Mobile Suit Gundam – 機動戦士ガンダム(きどうせんしガンダム)

Ano de Lançamento: 1979
Episódios: 43 (A mesma história é contada em uma trilogia de filmes)
Diretor: Yoshiyuki Tomino
Estudio: Sunrise
Linha do Tempo:
Serie: Universal Century (U.C.)
Ano: 0079.

Mobile Suit Gundam (também chamado de Gundam 79) é um anime futurista/espacial, que popularizou o gênero Mecha. Influenciado por obras como Space Battleship Yamato, ele traz um conto sobre guerra, onde não existe de fato um lado de heróis ou de vilões.

Relata um futuro onde a humanidade, se tornou tão populosa, que foi forçada a se mover para o espaço criando colônias na orbita do planeta Terra. Dentro do planeta, surge uma unidade governamental que representa uma espécie de “governo mundial” chamada de Federação da Terra. Dentro das colônias, existe uma insatisfação crescente em relação a Federação, que é vista como uma entidade corrupta e que menospreza os problemas das colônias. Neste cenário, surge a família Zeon, que declara uma guerra de independência contra o governo da Terra.

O protagonista Ray Amuro, é um dos habitantes das colônias que por ventura do destino, acaba entrando em um conflito da Federação contra Zeon, e acaba descobrindo a arma secreta do governo da Terra, o Mobile Suit RX-78-2, conhecido como “Gundam”. Devido ao seu excelente desempenho em batalha, e a falta de pilotos com tamanha capacidade, Amuro se torna o piloto da máquina e se vê cada vez mais uma peça fundamental da Federação, chegando ao ponto de se tornar o principal Algoz do Cometa Vermelho, Char Aznable. Char é o principal antagonista da série, considerado o melhor piloto de Zeon, e possivelmente do mundo. Porém sua lealdade é posta várias vezes a prova, na medida que ele assassina membros de Zeon por vontade própria, levantando o questionamento sobre sua lealdade.

Mobile Suit Gundam é considerado um clássico, e foi o responsável pelo surgimento de várias outras franquias posteriores, como Neon Genesis Evangelion. Para este anime, é recomendado assistir a trilogia de filmes, que contam a mesma história que a série animada, porém com uma melhor animação, e menos enrolação. Devido a sua data de produção, ele ainda sim, conta com uma animação mais simples, que podem estragar a experiência de alguém que espere algo mais fluído.