Masahiko Endo faz depoimento da história de seu pai Hiroshi Endo

Em celebração da memória de Hiroshi Endo, seu filho Masahiko Endo conta um pouco da trajetória de sua família até chegar à cidade de Santos. Ele conta sobre a influência de seus pais na sua formação, transmissão de valores e um pouco da intimidade do ex-presidente da Associação Japonesa de Santos.

Assista o depoimento de Masahiko Endo no vídeo feito para a comemoração dos 113ª comemoração da Imigração Japonesa no Brasil.

Hiroshi Endo nasceu na província de Fukushima, Japão, em 11 de março de 1934. Interrompeu os estudos na cidade natal para trabalhar no Mercado Atacadista de Peixe em Tsukiji, Tóquio. Antes de desembarcar no Brasil, em maio de 1965, Endo imigrou e trabalhou na Bolívia, em junho de 1957. Em San Juan, cidade boliviana, trabalhou na lavoura, foi funcionário da uma Cooperativa Agrícola até mudar-se para La Paz, em 1961, onde trabalhou em um empresa de metais.

Em Santos, em 1965, fez carreira no Banco América do Sul, aposentando-se em 1996. De janeiro de 1976 até dezembro de 2003 foi vice-presidente da Associação Japonesa de Santos, assumindo a presidência em janeiro de 2004, atividade que exerceu por quatro anos. No mesmo período, foi vice-presidente da Associação do Centenário da Imigração Japonesa ao Brasil.

Confira mais informações sobre a Biografia de Hiroshi Endo no link https://ajscultura.org/ex-presidente-hiroshi-endo-morre-aos-79-anos/