Marise Harue Hirose Hashimoto foi eleita presidente da Associação Japonesa de Santos neste domingo (26), durante pleito realizado na Assembleia Geral Ordinária realizada na sede da entidade para o biênio 2017/2018.
Primeira mulher a assumir a liderança da entidade em 65 anos de história, Hashimoto foi eleita por aclamação em chapa única. Ela sucede Jorge Ajifu, mandatário da entidade nos últimos dois anos e que agora terá cadeira suplente no Conselho Deliberativo.
Em seu discurso de posse, ela mencionou a importância de seus antecessores e sua intenção de continuar os trabalhos iniciados nas gestões anteriores, além da integração da entidade e dos associados e a valiosa contribuição do Departamento Feminino nas atividades da Associação.
A partir deste biênio, a Associação Japonesa de Santos contará com três vice-presidentes. Foram eleitos, pela ordem, Carlos Alberto Ono, Shitiro Tanji e Guilherme Uehara Piqui de Sousa.
Completam os quadros da Diretoria Executiva a diretora secretária Eiko Hassegawa, o vice-diretor secretário Flavio Yukio Hashimoto, o diretor tesoureiro Cesar Hamabata, e o vice-diretor tesoureiro Sergio Mitsuo Tamashiro.
A presidência do Conselho Deliberativo será exercida por Alcides Tadaki Sekitani, tendo como vice Seitetsu Iha. Marcelo Kohatsu exercerá a função de secretário geral. João Carlos Goya e Sergio Norifumi Doi atuarão como membros efetivos, enquanto que Iwao Hashizume e Jorge Ajifu ficam como suplentes.
Já o Conselho Fiscal terá como membros efetivos Kazuei Hashimoto, Armando Yonamine e Kunio Kuwabara. A sócia Missae Tamashiro ficará como membro suplente.
Perfil
Marise Harue Hirose Hashimoto nasceu em 21 de abril de 1969 na cidade de Santos. Neta de imigrantes japoneses, formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos, com pós-graduação em Patrimônio Cultural: Memória e Preservação pela Universidade Santa Cecília. Durante sua especialização, produziu um artigo acadêmico sobre a memória da cultura japonesa em Santos.
Casada com Flavio Yukio Hashimoto e mãe de uma filha, Marise trabalha como coordenadora de captação de recursos e projetos sociais da Assistência a Infância de Santos Gota de Leite. Antes trabalhou com serviços administrativos em dois estabelecimentos comerciais da cidade. Também participa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santos como conselheira de direitos.
A décima-segunda presidente da Associação Japonesa de Santos começou a participar como voluntária da entidade em 2012, quando foi convidada a fazer parte da diretoria social e de eventos. Participou do aprimoramento do Festival da Cultura Japonesa de Santos (Santos Matsuri), além de coordenar o Undokai e colaborar com diversas outras atividades.