Keirokai da AJS une gerações em Santos

Keirokai 2017 homenageou os idosos da AJS – Foto: Divulgação/AJS

Danças típicas, música, comidas e muitas reverências àqueles que um dia nos ensinaram a admirar e respeitar uma cultura. Assim foi o 40º Keirokai, tradicional festa da Associação Japonesa que presta homenagem aos idosos da comunidade nikkei da Baixada Santista.

O evento aconteceu no último domingo (17), um dia antes do Keiro no Hi (敬老の日) – o Dia do Respeito aos Idosos no Japão, importante feriado japonês que ocorre toda terceira segunda-feira de setembro e que visa justamente homenagear e valorizar as pessoas que um dia tanto colaboraram para o país.

O Keirokai deste ano, que contou com um minuto de silêncio em memória aos imigrantes falecidos, foi palco de inúmeras exibições culturais como músicas apresentadas pelo coral do Kosei Home e pelos alunos da Escola de Língua Japonesa da AJS, e apresentações de diversos grupos da região como o Hanayagi Santos Odori no Kai, Grupo Tibiko e Okinawa Fujinkai.

Mas sem dúvida, o ponto alto do Keirokai foi a integração das diferentes gerações que uma festa desta magnitude consegue promover, e a certeza de que aquela cultura e ensinamentos, que chegaram ao Brasil há mais de 100 anos vindas do Japão e trazidas por pais, avós, bisavós e tataravós dos atuais nikkeis da Baixa Santista, continua sendo transmitida conforme os sorrisos e aplausos dos homenageados septuagenários, octogenários ou nonagenários ao fim de cada apresentação puderam comprovar.

A Associação Japonesa de Santos agradece à toda sua equipe de voluntários que tornou possível a realização de mais um Keirokai e também à Dona Noelita, pela doação de uma carcaça de frango, ao restaurante Nissei Vicentino, pela doação de makizushis, e também à Natureza Center, pela doação de flores.

Keirokai 2017