Hataraku Saibou / はたらく細胞

Ano: 2018

Direção do Anime: Kenichi Suzuki

Escritor do Mangá: Akane Shimizu

Editora: Kodansha

Estúdio: David Production

Gênero: Shōnen, ação, comédia

Numero de edições: Em andamento (São vários mangás com focos diferentes)

Cells at Work! (はたらく細胞 Hataraku Saibō) é um manga escrito e illustrado por Akane Shimizu. Apresenta as células antropomorfizadas de um corpo humano, com os dois principais protagonistas sendo um Globulo vermelho e um Neutrófil. O mangá foi publicado na revista mensal Shōnen Sirius da Kodansha em março de 2015. É licenciado na América do Norte pela Kodansha. Uma adaptação para Anime da série de televisão de David Production estreou de 8 de julho a 29 de setembro de 2018. Uma segunda temporada está atualmente em produção.

A história conta didaticamente como ocorre o funcionamento do corpo humano através de uma metáfora de uma cidade com trilhões de habitantes. Cada célula, ou indivíduo, possui suas tarefas já designadas para cumprir dentro do funcionamento do corpo humano e estas são vitais para que o funcionamento saudável aconteça.

O anime transita entre situações de humor e comédia, um tanto sanguinária, e momentos de tensão quando o corpo passa por momentos de risco para sua saúde como perda de pressão, infecção por vírus e bactérias, etc.
Tais momentos apresentam a resposta imunológica do corpo e suas variadas células de defesa que são extremamente violentas na resposta aos invasores do corpo.

A animação se encontra atualmente na sua segunda temporada na Crunchyroll com 8 episódios até agora. Ao mesmo tempo um derivado da série está sendo lançado também chamado Hataraku Saibou Black, esta versão se apresenta mais sombria pois conta a história de um corpo com hábitos e estilos de vida extremamente precários e as células protagonistas precisam enfrentar diversos tipos de doenças decorrentes disso. 

 

Todos os seriados se encontram disponíveis no Crunchyroll com legendas e dublagens em variados idiomas incluindo português e japonês. A Netflix também disponibiliza a série Hataraku Saibou, porém apenas a primeira temporada no idioma japonês e legendas variadas incluindo português.

Um grande abraço. Até a próxima recomendação !