Entrevista com o lutador Lyoto Machida pelo Ganbatte Seinen (Goiânia)

Participação do Seinenbu da AJS no Ganbatte Seinen

O Seinenbu da Associação Japonesa de Santos foi convidado a participar da 11 edição do Ganbatte Seinen no dia 31 de janeiro de 2021, organizado pelo Seinenkai de Goiânia e como palestrante do evento, Lyoto Machida.

Nascido em Salvador (Bahia) e descendente de pai japonês e mãe brasileira, Lyoto Machida é conhecido mundialmente por ser lutador brasileiro de MMA e Campeão meio pesado da UFC. Sua história, persistência diária e os aprendizados que recebeu de seu pai ao longo dos anos de treinamento, conforme conta durante o evento, são de grande estima e exemplo para a vida, haja vista que suas virtudes foram sendo construídas desde pequenas disciplinas a grandes tomadas de decisões.

Machida-san conta que seu pai sempre o chamava, juntamente com seus irmãos, para treinar bem cedo e inclusive menciona alguns ensinamentos como persistência, resiliência, foco, propósito de vida e a importância de estabelecer metas. Lyoto Machida além de lutador também publicou em 2020 seu livro, “O Código do Dragão: Descubra os 7 valores samurai para conquistar a vitória”, o qual aborda como superar empasses da vida e principalmente exemplifica uma de suas metas, que é a propagação dos valores essenciais, adquiridos ao longo de suas vivências pessoais e profissionais, e demonstrar o quão importante é dar um passo de cada vez para conquistar sua vitória, sejam elas quais lutas forem.

*Depoimento de Nicole Beatriz, que participou da entrevista como convidada, representando o Seinenbu da AJS.