Embaixador do Japão recepciona grupo de diretores em Brasília

Reunião com embaixador Umeda
Recepção do Embaixador do Japão em sua residência oficial em Brasília (Foto: Divulgação)
Uma comitiva formada por diretores da Associação Japonesa de Santos foi recepcionada pelo Embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, nesta terça-feira (05), em Brasília. O grupo esteve na cidade em novo esforço na Câmara dos Deputados para a devolução definitiva do imóvel de sua sede, o casarão da rua Paraná.

O chefe da representação diplomática japonesa convidou o grupo para um almoço, em que conversaram sobre vários assuntos ligados ao cotidiano da entidade e à comunidade japonesa no Brasil.

Em seguida, todos seguiram para a residência oficial na embaixada, onde Umeda apresentou as últimas iniciativas e atividades que têm sido desenvolvidas para o fortalecimento da comunidade nipo-brasileira. Dentre elas, o incentivo ao intercâmbio de brasileiros nikkeis e não-descendentes no Japão, programas de difusão e aprimoramento do ensino da língua e culinária japonesas e apoio aos festivais culturais.

O embaixador também destacou o programa “Sport for Tomorrow”, de intercâmbio esportivo. Umeda lembrou que a cidade de Tóquio receberá os Jogos Olímpicos de 2020, após a edição deste ano no Rio de Janeiro. Dentre as realizações do programa estão a doação de equipamentos e aumento de voluntários da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) na área esportiva.

Participaram do grupo o presidente da Associação Japonesa de Santos, Jorge Ajifu, e o vice-presidente da entidade e vereador, Sadao Nakai; o ex-presidente e membro do Conselho Deliberativo, Alcides Tadaki Sekitani; e os diretores Matheus Henrique Misumoto (comunicação), Osvaldo Teruya (jurídico) e Shitiro Tanji (relações públicas). Também participou da recepção o deputado federal João Paulo Papa (PSDB/SP).