Comitiva participa de encontro em Brasília sobre a devolução do casarão

Devolução do imóvel - Reunião em Brasília
Embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, participou do encontro (Foto: Matheus Misumoto)
Um grupo de diretores da Associação Japonesa de Santos esteve em Brasília nesta terça-feira (05), em novo esforço para a devolução definitiva do imóvel de sua sede, o casarão da rua Paraná, confiscada após a Segunda Guerra Mundial. A mobilização visa a entrada da votação do projeto de lei que autoriza o ato na pauta da Câmara dos Deputados.

A proposta, elaborada pelo então deputado Koyu Iha, tramita no Congresso Nacional desde 1994 e foi retomado por iniciativa do deputado federal João Paulo Papa (PSDB/SP). A comitiva esteve juntamente com o parlamentar em uma reunião com o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara, o deputado federal Beto Mansur (PRB/SP).

O pedido de celeridade contou com o reforço do Embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, que também participou do encontro nas dependências da Câmara. O projeto de lei já passou pelo Senado Federal e, caso colocado em pauta e aprovado em plenário, o texto seguirá para sanção presidencial.

Devolução do imóvel - Visita Câmara dos Deputados
Comitiva conversa com deputados nos corredores da Câmara (Foto: Matheus Misumoto).
Os deputados federais Keiko Ota (PSB/SP) e Luiz Nishimori (PR/PR), também integrantes da comunidade nipo-brasileira, participaram da reunião em que foi enfatizada a importância deste projeto para a comunidade santista, bem como para os japoneses e seus descendentes.

Em maio, representantes da Associação se encontraram com o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, em que discutiram a possibilidade de apreciação e aprovação do texto, demonstrando a importância do assunto.

A comitiva deixou o encontro com a intenção dos parlamentares presentes na reunião em colocar o projeto de lei, que já tramita em regime de urgência, na ordem do dia para a apreciação do plenário da Câmara dos Deputados.

Participaram do grupo o presidente da Associação Japonesa de Santos, Jorge Ajifu, e o vice-presidente da entidade e vereador, Sadao Nakai; o ex-presidente e membro do Conselho Deliberativo, Alcides Tadaki Sekitani; e os diretores Matheus Henrique Misumoto (comunicação), Osvaldo Teruya (jurídico) e Shitiro Tanji (relações públicas).