O governo japonês, através do Consulado Geral do Japão em São Paulo, abre inscrições nesta sexta (6) para o programa de convite a descendentes de japoneses que possam divulgar suas impressões acerca do Japão em suas comunidades. O objetivo é aumentar a compreensão sobre a realidade e as políticas do país.
A iniciativa selecionará 10 candidatos das Américas do Sul e Central para uma viagem ao Japão, onde participarão de encontros com diretores do Ministério das Relações Exteriores (MOFA) e autoridades japonesas, debates, palestras de especialistas de várias áreas. Ainda terão a possibilidade de conhecer a cultura japonesa em localidades próximas a Tóquio.
Para participar da seleção, o candidato deve ser descendente de japoneses, ter conhecimento da língua inglesa suficiente para trocas de ideias (todas as atividades oficiais relacionadas ao programa no Japão serão realizadas em inglês), além de comprometer-se a organizar e realizar de maneira independente divulgações sobre o programa dentro de um prazo de 3 meses após o retorno ao Brasil.
O processo seletivo é composto de avaliação interna de documentos pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo; entrevista presencial com os candidatos selecionados na avaliação interna em data ainda a ser definida, no Consulado Geral do Japão em São Paulo; Indicação dos candidatos selecionados ao Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão (MOFA); e escolha final dos candidatos indicados pelas Representações Diplomáticas das Américas Central e do Sul pelo MOFA.
Caso selecionado o governo japonês arcará com as despesas relacionadas ao programa e suas atividades, como apassagem de ida e volta em classe econômica, hospedagem, refeições, transporte interno no Japão e seguro. Despesas decorrentes a visitas extras fora do programa, aquisição de presentes e lembranças, comunicação particular, lavanderia, etc. deverão ser arcadas pelo próprio participante.
Após o retorno, o convidado deverá apresentar um relatório ao Consulado Geral do Japão em São Paulo após o retorno e realizar apresentações. Ainda, divulgar efetivamente o Japão em mídias sociais e também contribuir para o “Latin America Nikkei Network” gerido pelo Setor de Assuntos para a América Central e do Sul do MOFA.
Inscrições
Os interessados residentes na Baixada Santista, além de outras cidades dos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e região do Triângulo Mineiro, devem mandar um e-mail ao Setor de Assuntos Políticos do Consulado Geral do Japão em São Paulo, no endereço cgjpolitica3@sp.mofa.go.jp, até o dia 22 de novembro (domingo), com os seguintes documentos:
- Curriculum Vitae em Word contendo
- Nome, data de nascimento, idade e sexo;
- Endereço completo, telefone, e-mail;
- Empresa ou instituição onde trabalha e cargo atual;
- Formação acadêmica, área de especialidade informando os anos de ingresso e formação;
- Caso pertença a alguma instituição nipo-brasileira, informar o nome da instituição e cargo, anos de associação ou voluntariado;
- Grau de descendência (filho, neto, bisneto de japoneses, etc.);
- Experiência de viagem ao Japão (caso tenha recebido convite do governo japonês, especificar o tipo de convite ou bolsa recebida, finalidade e período da viagem);
- Especificar o nível de fluência em espanhol, português e japonês seguindo os parâmetros abaixo:
(a) Possibilidade de realizar um debate livre sem a leitura de textos- base ou textos de referência;
(b) Capacidade de compreender conteúdo de reuniões, mas não de expressar ideias na língua estrangeira em questão;
(c) Capacidade de compreender somente diálogos do dia a dia, não entendendo conteúdo mais profundo ou específico;
(d) Não tem conhecimento da língua.
- Uma foto 3 x 4 digitalizada recente;
- Redação em português ou japonês em Word com cerca de 2 páginas formato A4 com o tema: “Competitividade japonesa: a atual imagem do Japão na sociedade local e a sua atratividade com potencial de divulgação”;
- Carta de comprometimento de divulgação sobre o Japão após o retorno.
Outras informações podem ser obtidas com o Setor Político do Consulado Geral do Japão em São Paulo, pelo e-mail cgjpolitica3@sp.mofa.go.jp ou pelo telefone (11) 3254-0100, ramal 522, ou no site da representação diplomática.