Atrações – Undokai 2023

Segue a lista de apresentações do 69º Undokai Santos

Bon Odori

O Bon Odori é uma tradição do rito mortuário com origem no Budismo japonês que, realizado durante o “Festival dos Finados”. A celebração busca permitir que os seres consigam transmigrar para as diferentes dimensões das esferas budistas.

Tal cerimônia religiosa é marcada por certa animosidade, envolvendo músicas, danças, alimentos e decoração específica além da queima dos incensos que remete às representações e às práticas mortuárias ligadas ao ritual.

Fonte: O retorno dos ancestrais: Bon Odori e ritos mortuários no Templo Budista Honpa Honganji em Londrina

Taiko

A origem do taiko no Japão tem o registro históricos de 558 d.C. Afirma-se que jovens homens japoneses viajavam para a Coreia para estudar o kakko, um tambor de duas cabeças, com as peles estiradas por cordas, que se originou do sul da China. Este estudo dos instrumentos chineses pode ter influenciado o surgimento do taiko. Devido à forte semelhança dos tambores de taiko em relação aos tambores chineses e coreanos, acredita-se que os tambores vieram da China ou Coreia por volta de 300 a 900 d.C.

Fonte: Kaoly Asano (Taiko) | INFO novo – Fundação Japão

Confira mais aqui no vídeo da Associação Japonesa de Santos produzido pelos voluntários

Karatê

O Karatê moderno tem suas origens em mosteiros da China e Índia. Ele chegou ao Japão através desses monges e foi moldado à cultura local. Gichin Funakoshi era um dos praticantes do então Okinawa-te (como era chamado o Karatê na época). Funakoshi adicionou a essa prática o código de honra dos samurais (Budô), tornando-a uma arte marcial e mudando o nome para Karatê.

Em 1921, Funakoshi aceitou demonstrar a prática em Tóquio, a convite da Família Real Japonesa, na Exibição Atlética Nacional. A partir de então, o Karatê passou a ser difundido no Japão e, após a Segunda Guerra Mundial, para o mundo. Sempre com a finalidade de moldar o caráter de seu praticante e forma de defesa pessoal.

Fonte: História do Karatê – Universidade Estadual de Maringá

Confira mais aqui no vídeo da Associação Japonesa de Santos produzido pelos voluntários

Escola de Língua Japonesa – サントス日本人会学校

Criada originalmente no final da década de 20, pelos imigrantes japoneses que desejavam que seus filhos continuassem a serem educados no sistema japonês. Um projeto ambicioso que teve participação tanto da comunidade local da época, quanto apoio do próprio Japão que reconhecia o esforço dos imigrantes em manter suas tradições vivas. Com o avanço do estado novo(1937) e as políticas de nacionalização do ex-presidente Getúlio Vargas, que limitavam o ensino de línguas estrangeiras de nacionalidade do Eixo(período da segunda guerra mundial), a escola foi perdendo forças, até o momento que o prédio foi tomado como ressarcimento dos danos causados pelo ataque de submarinos alemães a costa brasileira. 

Fonte: Escola Japonesa de Santos

Confira mais aqui no vídeo da Associação Japonesa de Santos produzido pelos voluntários

Matsuri daiko

Ryukyu Koku Matsuri Daiko literalmente significa “Tambores Festivos do Reino de Ryukyu” e foi fundado em Okinawa, província ao sul do Japão, em 1982. O grupo formou-se pela união de jovens okinawanos em torno do ideal de preservar e difundir a cultura e as tradições locais por meio de manifestações artísticas usando o eisā como referência em suas coreografias.

O trabalho desenvolvido pelo grupo não se limita apenas às músicas tradicionais, incluindo, em suas apresentações, ritmos contemporâneos e variados.

Fonte: RyukyuKoku Matsuri Daiko Brasil

Confira mais aqui no vídeo da Associação Japonesa de Santos produzido pelos voluntários