A Associação Japonesa de Santos foi homenageada na manhã de domingo (28), durante a celebração dos 40 anos da Casa de Repouso Santos Kosei Home. O local, referência no cuidado de idosos, é mantido pela comunidade nipo-brasileira através da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo).
Representando a Associação Japonesa de Santos, o presidente Alcides Tadaki Sekitani recebeu um diploma de agradecimento e um pequeno troféu pelos relevantes serviços prestados pela entidade à manutenção do Santos Kosei Home.
Dois ex-presidentes da Associação Japonesa de Santos também receberam homenagens na cerimônia dos 40 anos da casa de repouso. Sergio Norifumi Doi, que liderou a AJS entre 2009 e 2012, e Hiroshi Endo, presidente de 2004 a 2008. Falecido em 2012, Endo também foi ex-presidente da Comissão de Administração do Santos Kosei Home. Masahiko Endo, seu filho, recebeu a placa de agradecimento no evento.
A cerimônia que marcou as quatro décadas de funcionamento da entidade teve a presença do secretário de Cidadania de Santos, Carlos Mota; do 1º vice-presidente do Conselho Deliberativo da Enkyo, Tetsuo Kanno; do diretor-presidente da Comissão Administrativa do Santos Kosei Home, Jorge Ajifu; do cônsul-geral adjunto do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Hiroaki Sano; e do diretor-presidente executivo da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Yoshiharu Kikuchi.
Veja as fotos da cerimônia de 40 anos do Santos Kosei Home e da Festa da Primavera
Outras entidades nipo-brasileiras de Santos e região, como a Associação Atlética Atlanta, Estrela de Ouro FC, Associação Okinawa de Santos, Associação Nipo-Brasileira de São Vicente e a Associação Nikkey de Guarujá também foram homenageadas na solenidade. Após a cerimônia, a Casa de Repouso Santos Kosei Home sediou a 40ª edição da Festa da Primavera, um dos eventos mais tradicionais da região, que contou com apresentações de danças folclóricas japonesas, karaokê e taikô, além de pratos típicos da culinária japonesa.
Sobre o Kosei Home
A Casa de Repouso Kosei Home, administrada pela Enkyo, faz parte da trajetória de serviços assistenciais da comunidade nikkei do pós-guerra.
Localizada na zona portuária de Santos, a antiga Casa do Imigrante foi construída com o apoio da Federação das Associações de Apoio aos Imigrantes Japoneses em São Paulo (Kaikyoren). Com o objetivo de ajudar os imigrantes recém-chegados ao Brasil a resolver os múltiplos problemas depois do desembarque e servir de ponto de repouso àqueles que chegavam da longa viagem de navio.
Com a queda do número de imigrantes na década de 1960 e com o envelhecimento dos primeiros imigrantes, a Casa do Imigrante foi doada pelo governo japonês à Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), sucessora da Kaikyoren. Após reformas, a então Casa do Imigrante se tornou a Casa de Reabilitação Social em Santos “Kosei Home”, a primeira unidade da Enkyo, em 29 de junho de 1974.
Nos anos 90, a Casa do Imigrante deu lugar ao atual edifício onde funciona o Santos Kosei Home, construído com apoio da JICA (Japan International Cooperation Agency – Agência de Cooperação Internacional do Japão), doações e a importante colaboração de Ryoichi Jinnai, então diretor-presidente do Escritório Jinnai de Beneficência Internacional e de uma importante empresa do setor financeiro do Japão.