Obon – Bon Odori

Festival Obon , Bon Odori e Tooro Nagashi | Curiosidades do Japão

De origem budista, o Obon ou Bon Odori, é o encerramento de um dos ciclos espirituais do Japão, também é um dos principais feriados e o mais longo do calendário, sendo sempre realizado no verão, entre os meses de julho e agosto.

Durante o Bon, milhares de famílias viajam para visitar os túmulos de seus antepassados onde realizam a limpeza espiritual e física do local, semelhante ao Dia de Finados no Brasil, após isso as famílias abrem suas casas para receber a visita dos espíritos dos ancestrais, nesse ponto o Obon se assemelha do Dia dos Mortos no México.

Durante 3 dias são prestadas homenagens aos antepassados, sempre com muita alegria, realizando celebrações e festivais. O ultimo dia é celebrado de forma mais intensa, em clima de festa, com oferendas, danças e realizando o Tōrō nagashi, onde é utilizado lanternas de papéis, que podem ser soltas em superfícies de rios/lagos ou aos céus, cujo propósito é guiar os espíritos de volta ao plano espiritual.

Dia 28/08/2021 a Associação Nipo-Brasileira de Goiás apresenta o BON ODORI BOX 2021, que será em formato híbrido (presencial e online). O evento será transmitido pelo Youtube da Embaixada do Japão no Brasil. Não percam!

Site – http://www.anbgkaikan.com.br/
Instagram: @anbgkaikan
Youtube da Embaixada: https://www.youtube.com/watch?v=XCoISAk5354

Fonte: https://japanologia.com/2015/08/30/obon