Review: Made in Abyss -メイドインアビス

Direção: Masayuki Kojima
Lançamento: 2017
Roteiro: Hideyuki Kurata
Mangá: Publicado pela Takeshobo
Estúdio: Kinema Citrus
Número de episódios: 13

Baseado no mangá , o anime Made In Abyss segue o gênero seinen sendo escrito e ilustrado por Akihito Tsukushi.
Inicialmente serializado na revista online Web Comic Gamma, o título foi posteriormente compilado em volumes tankōbon pela editora japonesa Takeshobo. O sucesso da série garantiu-lhe a nomeação ao prêmio da 11.a edição do Grande Prêmio de Mangá (Manga Taisho). No Brasil, foi licenciado pela editora NewPOP

Com o sucesso da versão impressa, a obra recebeu uma adaptação para anime pelo estúdio japonês Kinema Citrus, tendo sido exibida em 2017, e renovada para uma segunda fase, a ser anunciada. A boa recepção à versão animada garantiu-lhe a premiação no evento Crunchyroll Anime Awards de 2017, nas categorias de Anime do Ano e Melhor Trilha Sonora.

A história do anime, que segue o mangá, literalmente circula ao redor de uma cratera chamada de “Abismo” descoberta há mais de 1900 anos atrás. Dentro dela existem resquícios de diversas civilizações que a habitaram, uma fauna e flora muito peculiar, uma diversidade de ambientes únicos em cada camada da cratera e grandes mistérios ainda não descobertos, como a Maldição do Abismo.

Na superfície do Abismo existe a cidade de Orth, uma comunidade que cresceu em volta da grande cratera vivendo da cultura exploradora que cresce a cada dia, pois exploradores do mundo todo vêm para descer os 20.000 metros de profundidade para fazer grandes descobertas e viver das glórias que trarão das profundezas. Nesta cidade seguimos a história de Riko, uma menina que sonha ser exploradora e busca reencontrar a sua mãe no fundo do Abismo após encontrar uma mensagem dela que voltou para a superfície.

Para explorar o Abismo é necessário ter uma preparação básica e muita experiência que é marcada através de Apitos que indicam o acesso permitido de cada indivíduo.
O apito Vermelho: Acesso aos primeiros 450m – XP básico
O apito Azul: 2ª camada – maior de 15 anos
O apito da Lua: 3ª camada – Instrutores
O apito Preto: 4ª camada – Altamente experientes
O apito Branco: Sem limites de acesso para exploração. Mudaram o mundo com suas descobertas e seu apito é feito de achados no fundo do Abismo.

Dessa forma, junto com Regu, um menino robô encontrado nos primeiros 400m por Riko, a pequena exploradora de 12 anos foge de seu orfanato a vai com a cara e a coragem se aprofundar no Abismo enfrentando a Maldição do Abismo que causa problemas na saúde, mas que não se entende como isso ocorre.

No Brasil, o Anime está disponível no Serviço de Streaming Hidive (Pertencente a Sentai Filmeworks), com áudio em Japonês e Legendas em Português.

Filmes
– Made In Abyss:Journey’s Dawn, 4/01/2019
– Made in Abyss: Wandering Twilight,18/01/2019